Blog single

Sucesso nas corridas de obstáculos: 4 princípios básicos

Nos últimos anos as corridas de OCR têm ganho uma grande visibilidade, conquistando milhares de atletas e seguidores, ultrapassando em muito outras modalidades de corrida.

Mas o que são as OCR?

OCR é uma sigla que veio catalugar a modalidade - Obstacle Course Racing.

"Obstacle Course Racing is a running event where the participants encounter various obstacles along the way “

As corridas de obstáculos não são algo de novo, existem em outros formatos desde à muitos anos. Na sociedade espartana, a educação e o treino militar, andaram sempre de mãos dadas, com um único propósito, a preparação para o combate e para a guerra. As crianças iniciavam a actividade física muito cedo, aos 7 anos já tinham a disciplina de treino militar. 

Hoje, são várias as razões que levam as pessoas a experimentarem as corridas de obstáculos, quer sejam desafiados por familiares, amigos, instrutores de ginásio, quer seja pelo desafio pessoal de se superarem num conceito desportivo multidiciplinar. 

As corridas de obstáculos, são descritas como uma atividade física única, diferente, pois 90% dos participantes descrevem-nas como sendo algo que os faz sair da zona de conforto, que os leva a testar os seus limites ou simplesmente porque é divertido.

Posso afirmar que primeiro estranha-se mas depois entranha-se!  

Muita gente pensa, será que eu tenho capacidades de fazer uma corrida de obstáculos?

Claro que sim!

Nas corridas de obstáculos é bem visível que a vertente lúdica é a mais representativa, fazendo dela uma modalidade para todos!

Dependendo do espírito/objetivo com que se aceita o desafio, é preciso ter consciência da nossa condição fisica e do que vamos encontrar pelo caminho.

Quem tem objetivos definidos para a competição, deve fazer uma boa gestão do esforço porque pode deitar tudo a perder a poucos metros da meta.

Assim, e após ouvir atletas/treinadores de referência nacional, enúmero quatro princípios chave para optimizar o sucesso numa corrida de obstáculos, tendo em conta uma vertente mais competitiva:

  1. Corrida, numa corrida de obstáculos a maior parte do tempo será passado em movimento, então é fundamental conjugar uma boa resistência cardiovascular com a técnica de corrida, conseguindo assim optimizar a performance e obter um melhor resultado.
  2. Força e resistência, é necessário uma boa preparação física, levantar, carregar, puxar cargas são obstáculos nucleares nas provas.
  3. Grip é fundamental e, na maior parte das vezes, não é valorizado o suficiente. È necessário despender algum tempo do treino a reforça-lo pois quando conjugado com a fadiga da corrida, das cargas e da força aplicada, este começa a dar sinais de fraqueza o que pode colocar em risco todo o esforço usado ao longo do percurso.
  4. Um core forte, trabalhar o swing e a coordenação é fundamental e, conjugados com todas as outras aptidões, garantem o sucesso na competição e poupa o atleta do uso da força desnecessária.

Onde treinar para uma corrida de obstáculos?

O treino pode ser feito em qualquer local, desde que consigas perceber a metodologia de treino, no entanto, há em Portugal muitos ginásioss que já se estão a adaptar a esta nova modalidade.

Existem ainda espaços onde a valência OCR é muito forte e permite aos atletas evoluirem técnicamente quer pelas condições de treino quer pelo acompanhamento profissionalizado:

OCR Portugal LAB

É um local único e inspirador, em que se mistura treino de competição e diversão num ambiente acolhedor, descontraído e profissional. É o local perfeito onde um grupo de amigos se juntam e se desafiam uns aos outros!

       

As experiências que passamos aos praticantes são únicas e genuínas! O LAB não é mais um espaço para simplesmente treinares. O LAB é o espaço para alcançares o que nunca pensaste em atingir. É um local de metas, de sonhos que se tornam realidade. É um espaço de crescimento pessoal, de constante desconforto e de uma camaradagem indestrutível. Este é o nosso lema: É NOS MOMENTOS CRÍTICOS QUE O SER HUMANO SE DIFERENCIA!

Está localizado na Praceta António Bravo 33 lote 3, 2785-521 São Domingos de Rana, Lisboa.

DEEP ROOTS OCR & MOVEMENT CAMP

O Deep Roots Camp surgiu de uma junção de forças entre dois colegas de profissão, a Joana (atleta da  equipa OCR Police Team) e o Tiago, ambos treinadores, com uma paixão em comum: proporcionar às pessoas experiências positivas, ligadas à natureza, na área do exercício físico.

É um local para a prática de OCR e movimento natural em harmonia com a natureza, replicando o ambiente que encontramos de uma prova de obstáculos ou de um trilho natural.

         

É o espaço ideal para quem procura experimentar a prática dos obstáculos ou melhorar as suas capacidades físicas e técnicas relacionadas com o OCR mas também para quem procura umas férias ou escapadinhas activas, para o convívio com a equipa ou um grupo de amigos.

Temos como objectivo aumentar o número de experiências positivas ligadas ao OCR e movimento natural através de Camps de 5 dias e Workshops pré-definidos no nosso calendário, ou eventos personalizados e à medida, através de reserva prévia do espaço.

A nossa abordagem tem como base uma busca por uma prática mais segura, controlada e eficiente, pretendendo criar a plataforma necessária aos que querem experimentar ou continuar a participar nas corridas de obstáculos. A partir daí criamos eventos mais, ou menos desafiantes, ajustando e adaptando, de forma segura e controlada, às capacidades dos participantes, destinando-se por isso a diferentes idades e condições físicas.

Deep Roots está situado a 7 minutos da Ericeira, a 5 minutos da praia e a 35 minutos de Lisboa e está integrado num espaço privado de alojamento local, oferecendo estadias que permitem o acesso directo ao nosso espaço recreativo e áreas de treino equipadas com materiais OCRreator e estruturas naturais. Temos cerca de 4250m2 de área e contamos com mais de 35 obstáculos/desafios.

SPARTACUS ARENA

Não é grande, não é luxuoso, não é comum!

Porque de uma paixão nasce um espaço, SPARTACUS ARENA, direcionado para pessoas que adoram aventura, que têm sede de desafios, que sabem que o maior obstáculo da vida somos nós mesmos e que sabem o que é o espírito de camaradagem e que com mais ou menos aptidões físicas tentam superar obstáculos e a elas mesmas.

O espaço contém uma estrutura modular onde semanalmente uma equipa, OCR NORTE, adapta ou dificulta alguns materiais (bolas, argolas, entre outras pegas variadas) mediante as provas que sabem à partida as dificuldades que podem encontrar.

             

Na SPARTACUS ARENA podemos encontrar à volta de 20 obstaculos diferentes, desde peg board vertical e horizontal, rope climb, tire, monkey bars, flying monkey, wase, ring peg, ring swing, entre outros.

Está localizado na cidade Berço, Rua Teixeira Pascoais nº 614, Guimarães.

 

CHALLENGE ARENA OCR

Nasce de uma paixão ao desporto aliada à aventura e ao desafio físico e mental. É um espaço dedicado à modalidade numa vertente medieval, cada obstáculo é pensado de uma forma “medieval” para que cada um se possa sentir um verdadeiro guerreiro, pronto para a batalha. Seja apenas para passar um bom tempo com amigos, competir, treinar ou participar em actividades tão importantes como o teambuilding para empresas ou mesmo festas de aniversário este é o espaço ideal que alia actividades em água, terra e ar.  Esta arena de OCR é composta por obstáculos que desafiam cada um, testa diversos limites e promove a diversão e união.

      

Para os amantes das corridas de obstáculos o Challenge Arena OCR dedica-se  a provas para grupos ou individuais ou ainda treinos, com vários graus de dificuldade e adaptados a cada pessoa ou grupo. O espaço está preparado para treinar amantes da modalidade para uma competição em modo prova ou ainda desenvolver elementos técnicos de forma a evoluir como atleta.

Para os que ainda não se sentem preparados ou se iniciam nestes “caminhos” há um workshop de introdução à modalidade que desenvolve cada competência da melhor forma.

Como potenciador de atividades teambuilding cada grupo é bem-vindo e não é necessária experiência dentro das OCR. Os obstáculos e a temática são adaptados a cada um. O espaço possui ainda diversas atividades lúdicas que desafiam também a mente e fortalecer a união, o espírito de equipa e a diversão.

Este espaço encontra-se em Argoncilhe, Santa Maria da Feira.

 

Se queres crescer e evoluir dentro da modalidade OCR, fazer boas pretações e superar-te, deves ter em conta todos estes princípios, não esquecendo a gestão inteligente do esforço, os alongamentos e um bom trabalho de mobilidade, são também fundamentais.

Desde já queremos deixar o nosso agradecimento ao Bruno Sousa (OCR Portugal Lab), Joana Silva (Deep Roots Camp), Sofia Lobo (Spartacus Arena) e Rui Guedes (Challenge Arena OCR), pela prontidão e disponibilidade, desde o primeiro momento. Bem haja!